top of page

Alforges e bolsas

Por mais minimalista que seja sua viagem, haverão coisas para se levar em sua bicicleta. Sendo assim é bem importante pensar sobre como esses itens serão carregados, pois isso pode significar a diferença entre um agradável passeio e um grande perrengue. Existem muuuuuuitas possibilidades de bolsas, alforges e mochilas para se levar o equipamento e, assim como no assunto da bicicleta, o céu é o limite em questão de orçamento, porém, também é possível fazer a coisa acontecer utilizando-se do princípio do baixo custo.


Nós saímos com alforges de tecido, portanto não impermeáveis. O alforge da Brisa era artesanal, o da Dizi da marca Alto Estilo, com 60L de capacidade. Levávamos também cada um uma mochila, Djoe com uma Nautika de 50L e Iris com uma Quechua de 35L. Como nenhuma dessas bolsas eram impermeáveis, desenvolvemos um saco estanque artesanal feito com material reciclado que ficou simplesmente PERFEITO, ao custo de incríveis 2 reais cada. Aqui tem um tutorial  pra quem queira fazer os seus.


Como já deu pra perceber, um assunto muito importante aqui é a impermeabilidade. Levar seus pertences em um local seguro da chuva é imprescindível pra você ter qualidade de vida na viagem. Pedalar um dia todo na chuva e não ter roupas secas pra vestir no final do dia é bem desanimador. Atualmente, além dos sacos estanques, utilizamos também alforges da marca Corisco, feitos em lona e totalmente impermeáveis. De fácil fixação na bike, são uma ótima opção e não são tão caros quanto modelos semelhantes importados.

IMG_8518.JPG
IMG_8606.JPG
IMG_8100-01[1].jpeg

Outro ponto importante é distribuir o peso das bagagens pela bicicleta. Colocar todo o peso só atrás ou só na frente deixa a bicicleta muito instável, sendo até perigoso para a sua pedalada. O ideal é distribuir o peso em 70% atrás e 30% na frente, e aí pode-se usar desde bagageiros ou mesmo bolsas amarradas nas estruturas da bicicleta. Uma boa opção é utilizar bolsas de quadro, pois essas levam o peso mais próximo ao centro de gravidade da bicicleta, deixando-a bem estável. Existe também a possibilidade de utilizar bolsas em estilo Bikepacking, onde não se usam alforges, mas se distribuem as bagagens em bolsas presas ao quadro, guidão, garfo e canote/selim.

bottom of page